SOCIEDADES DO DESAPARECIMENTO

Jonnefer Barbosa 

Título Sociedade do desaparecimento

Autor  Jonnefer Barbosa

Ano 2021 | 1º edição
Projeto gráfico da coleção/capa: 
Editora HEDRA – Lucas Kröeff

ilustração alfabeto: Waldomiro Mugrelise

N˚ de paginas 80

Dimensões  11 x 18cm

ISBN  978-65-86941-43-2   

Preço de capa R$ 44,00




Sobre o livro

(...) As técnicas de desaparecimento produzem uma “vida que não deixa rastros”. O desaparecido não é um corpo sujeito à punição de um soberano ou às disciplinas que o sujeitarão. (...)


(…) O desaparecimento enquanto técnica governamental expõe uma desterritorialização da gestão biopolítica de populações. Tratava-se nesta de governar a impessoalidade da vida biológica (...).  A multiplicidade das novas modalidades do poder nas sociedades do desaparecimento expressa-se em diversos e singulares dispositivos, com caracteres e intensidades variáveis. Do algoritmo criptocibernético à normalização do aniquilamento e da execução sumária como práticas de governo, protagonizadas pelos aparatos policiais ou paraestatais.  Formas de violência gestadas em territórios como a América Latina, que hoje se disseminam como modelo paradigmático e explicativo de uma diagrama governamental mundial. (…)

 



Sobre o autor

Jonnefer Barbosa professor do departamento de Filosofia da PUC-SP (graduação e pós-graduação), professor visitante no programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM. Doutor em filosofia, autor de livros, artigos e ensaios nas áreas de filosofia política contemporânea e filosofia das ciências humanas.