O UNIVERSO INACABADO

Mario Novello 


 



Título  O UNIVERSO INACABADO

Autor  Mario Novello

Ano  2018 | 1ª edição

Nº de páginas  208

Dimensões  14 x 21cm 

ISBN  978-85-6694-355-9 

Preço de capa  65,00



Para além da análise da origem do universo, a cosmologia, ao promover a refundação da física e a destruição do que pareciam ser sólidos paradigmas da ciência, produz mudanças radicais na descrição do real que inevitavelmente se espalham por todo o pensamento contemporâneo. Esse seria então o momento de perguntar: como esse modo de pensar o universo afeta o discurso racional para além da ciência?

Com esse comentário, termino o livro   Do big bang ao Universo Eterno . Retorno a essa questão cujas consequências não foram ainda completamente assimiladas e compreendidas, não somente em seu contexto natural, a epistemologia, mas igualmente em dimensões filosóficas mais amplas. 

Não diria que podemos aceitar os temas tratados no texto que segue como prolegômenos ao suicídio da razão científica. No entanto, ficará claro que penetramos, com a cosmologia, em uma análise de fundamentos que gera dificuldades, pondo em questão a interpretação tradicional da ciência. Procurar uma nova visão da atividade científica a partir da cosmologia é a tarefa grandiosa, mas indispensável, que temos pela frente.