O QUE OS ANIMAIS NOS ENSINAM SOBRE

POL
Í TICA

Brian Massumi



Título O que os animais nos ensinam sobre política

Autor Brian Massumi

Ano 2017 | 1ª edição

Nº de páginas 192

Dimensões 14 x 21cm 

ISBN 978-85-66943-47-4 

Preço de capa 45,00

  


Em  O que os animais nos ensinam sobre política , o filósofo canadense Brian Massumi discute a questão do animal sob uma ótica inusitada. Noções tais como jogo, simpatia e criatividade, menosprezadas pela biologia evolucionista, pelas ciências do comportamento animal ou pela filosofia, aqui são diretamente incorporadas ao conceito de natureza. 

Com isso, a investigação se expande, abrangendo não apenas o comportamento animal mas também o pensamento animal e sua distância ou proximidade em relação àquilo cujo monopólio é reivindicado pelos animais humanos: a linguagem e a consciência reflexiva. 

Para Massumi, humanos e animais existem num  continuum . Compreender tal  continuum , mesmo levando em conta as diferenças, requer uma nova lógica, a da “mútua inclusão”. O autor encontra recursos conceituais para tal lógica no trabalho de vários pensadores, tais como Bateson, Bergson, Simondon, Ruyer e Whitehead. 

Ao tratar o humano  como  animal, Massumi desenvolve o conceito de uma  política animal . Não se trata de uma política  do  animal, mas de uma  política integralmente animal , liberada das conotações de “estado de natureza primitivo” e dos pressupostos correlatos sobre o instinto, que permeiam o pensamento moderno.   

Esse livro, que dialoga com os estudos sobre pós-humanismo, etologia, cognição encarnada, teoria do jogo, dá subsídios relevantes para repensar uma biopolítica não-antropocêntrica.


.



Brian Massumi  é professor no Departamento de Comunicação da Universidade de Montreal. Tradutor de Mil Platôs para o inglês, escreveu, entre outros, Semblance and Event e Parables for the Virtual. Pensador original, sensível à análise dos afetos, da virtualidade, da micropolítica, circulando na interface entre a estética, a ética e a política, é um dos expoentes do pensamento ligado a Deleuze no universo anglo-saxão. 




A n-1 edições agradece o apoio à publicação fornecido pelo Conseil de Recherche en Sciences Humaines du Canada(CRSH)