IMPRESS ÕES DE MICHEL FOUCAULT

Roberto Machado


Título  Impressões de Michel Foucault

Autor  Roberto Machado 

Ano  2017 | 1ª edição

Nº de páginas  240

Dimensões  14x21cm 

ISBN  97885669433399 

Preço de capa  50,00   




Roberto Machado não foi apenas o “amigo brasileiro” de Foucault, porém um de seus mais agudos intérpretes, além de responsável por sua recepção entre nós. Neste livro, através de uma narrativa saborosa, Roberto conduz o leitor à atmosfera parisiense que rodeava Foucault, povoada de cineastas, escritores, polêmicas e anedotas. Pelas lentes desse filósofo nascido no Recife e radicado no Rio, apreendemos fragmentos da vida pública e privada de um dos mais importantes pensadores do século XX. O que surge daí não é um monumento, mas uma aventura intelectual e vital, graças à capacidade que Foucault possuía de se deslocar, se desprender de si, mudar, surpreender.  Impressões de Michel Foucault  não é só o retrato de um pensador europeu através do olhar de um admirador, interlocutor e amigo; é o testemunho vivo do encontro entre nossos trópicos nem sempre tristes e a efervescência intelectual de uma geração radical de pensadores franceses que marcou definitivamente nossa própria maneira de viver e de pensar.

— Peter Pál Pelbart

Roberto Machado nasceu no Recife. É formado em filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco e mestre e doutor em filosofia
pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Estudou por um ano na Universidade de Heidelberg na Alemanha. Fez vários estágios no Collège de France sob a orientação de Michel Foucault e Pós-doutorado na Universidade de Paris VIII com Gilles Deleuze. Foi professor da Universidade Federal da Paraíba, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto de Medicina Social da UERJ. É professor titular aposentado do Departamento de Filosofia da UFRJ. Escreveu, entre outros livros,  Nietzsche e a verdade ,  Foucault, a ciência e o saber ,  Zaratustra, tragédia nietzschiana ,  Foucault, a filosofia e a literatura ,  O nascimento do trágico: de Schiller a Nietzsche ,  Deleuze, a arte e a filosofia . Escreve atualmente um livro sobre Proust e as artes .


SUMÁRIO

Um livro no início do caminho

Cobra que perde a pele

Uma época, dois estilos

À sombra de um gigante

Um pensador desapegado

Toda coragem é física

Cenas de um apartamento

O refúgio do cinema

Amigos separáveis

Proximidade e distância

Em busca do desconhecido

Na terra do sol