GRAVIDADE

Título Gravidade
Autores Steve Paxton
Ano 2021 | 1º edição
N˚ de páginas 104p
Dimensões 21 cm X 14 cm
ISBN 978-65-86941-71-5
Sobre o livro
"Então, não tente encontrar aqui um resumo da carreira de Steve Paxton com a dimensão precisa da sua importância, porque resumir não é o que cabe a quem tem como características o articular e o expandir; a quem assegura que as respostas por ele formuladas para as perguntas que faz são descartadas, ao longo dos anos.
Tem algo precioso neste livro, que colhe do que já existia e revela que a gravidade, o seu título, não é o seu tema, uma vez que a gravidade, como nos mostra, não é um assunto, mas uma presença permanente, um princípio regulador da possibilidade do movimento." - Helena Katz em "Gravitações", revista anexa à edição.
O efeito da gravidade em nossos tecidos, na própria água de nossas células, sugere-me que se possa pensá-lo como um arranjo complexo de eventos, os quais, em combinação, produzem um senso geral do “eu”, em movimento ou parado. Altere alguns desses eventos, mesmo que mental ou emocionalmente, e as qualidades das relações com a gravidade também mudarão.
Steve Paxton in Gravidade
STEVE PAXTON pesquisa a ficção da dança culta e a “verdade” da improvisação há 55 anos. O apetite de Paxton pela desconstrução, exploração, subversão e invenção o levou a se tornar um membro fundador do Judson Dance Theater (1962-66), fomentando posteriormente o Contato Improvisação, que é a base física para corpos que se movem no toque. Gravidade foi escrito por Steve Paxton entre 2005 e 2008, principalmente durante a produção do Material for the Spine - a movement study / une étude du mouvement, publicado por Contredanse em 2008.