CONTRA A HIDRA CAPITALISTA

Subcomandante Insurgente Galeano

Título: Contra a Hidra Capitalista

Autor: Subcomandante Insurgente Galeano


Ano 2021 | 1º edição



Projeto gráfico da coleção/capa: Joana Amador /Rivane Neuenschwander


Dimensões:  21 x 14 cm

ISBN:  978-65-86941-42-5

N˚ de páginas: 192 

Preço de capa:  R$ 70,00




Sobre o livro

(…) Partimos do pressuposto de que o sistema capitalista é o sistema dominante, mas isso vem junto com a certeza de que ele não é onipresente, nem imortal. Existem resistências. Quer as conheçamos ou não. O sistema não impõe seu domínio de maneira tersa e sem brechas. Enfrenta resistências do lado de cima, é verdade, mas são as resistências de baixo que o ameaçam. Como já dissemos, não estamos falando de algo que poderia ser, mas do que já estamos fazendo. E acho que neste ponto está claro que não estou falando somente do zapatismo.”  (…)

 



(…) “Aos pés da Hidra, sobre os corpos exânimes de suas cabeças passadas (o Estado Nacional, o mercado interno, a política clássica, as fronteiras nacionais, as classes políticas locais, a pequena e a média empresa), jazem suas vítimas prediletas: a verdade e a justiça.” (…)


(…) “Não foi nos livros escritos, mas nos que ainda não foram escritos mas que já são lidos há gerações, que as zapatistas, os zapatistas aprenderam que se você para de raspar a fenda, ela se fecha. O muro se restaura por si mesmo. Por isso é preciso seguir sem descanso. Não apenas para alargar a fenda, mas, sobretudo, para que ela não se feche. (…)


 


Sobre o autor

Subcomandante Insurgente Galeano foi o líder militar do Exército Zapatista de Libertação Nacional desde o seu início, quando ainda se chamava Marcos, e porta-voz do movimento. Há várias versões sobre sua real identidade. Ele mesmo contribuiu para apagar as pistas, multiplicando-as. Confessou mais tarde que Marcos era um holograma para chamar a atenção para o que importava – a insurreição indígena. Escreveu inúmeros manifestos, análises, livros de contos infantis e ficção, num esforço cotidiano de dar expressão à alma e às estratégias do movimento.