ZINE - CONTOS DE UMA MULHER LIBERTA

Nátalia Domingos



Título Contos de uma mulher liberta


Autor Nátalia Domingos

Ano 2022 | 1º edição


N˚ de páginas 16p

Dimensões 21 cm X 14,8 cm 

ISBN 978-65-86941-81-4 

 





Sobre o livro

Zine é uma publicação independente de baixo custo; o termo vem de fanzine - “revista de fãs”.
Nas décadas de 60 e 70, os movimentos punk, grevistas e feministas utilizaram zines como instrumento de comunicação, expressão e resistência, para proliferar informações e críticas sociais e políticas, que instigavam liberdades e denunciavam as opressões vivenciadas pela população marginalizada.
Sua essência é a rebeldia e o protesto, trazendo para a arte a pluralidade de linguagens e infinitas possibilidades de expressão. É, ainda, um interessante instrumento de reflexão e criação na arte educação, como na Cooperativa Libertas, onde do encontro da arte educadora Thata Oliveros e Nati - Natália Domingos - surge a ideia do Zine Contos de uma Mulher Liberta.
O encontro de duas mulheres, que na troca de suas guerrilhas diárias, construíram um zine com as narrativas de Nati sobre o tempo em que estava privada de sua liberdade. Uma narrativa densa, recheada de denúncias e reflexões sobre a condição de uma mulher preta, pobre e periférica na sua luta diária contra as mazelas que são impostas pela perversidade do sistema.



  Sobre a autora

Natália Domingos, tem 34 anos, sobrevivente do cárcere, sobrevivente das ruas, sobrevivente do crime, sobrevivente de todas as mazelas do Estado.
Mãe de 5 filhos, irmã de 11 irmãos, filha de Rita de Melo e Vitor de Melo Domingos.
“O crime foi mais alto, a vontade de tá na rua foi maior e a gente meteu o pé, cada um pra um lado, criado na casa dos outros, criado em abrigo, né?
Você entra num abrigo e quando você vai ver, você já tá numa cadeia.”