CAIXA PANDEMIA

          Séries de cordéis

Título  Caixa Pandemia de cordéis

Autores  Alexandre Nodari // Brian Massumi // Eduardo Viveiros de Castro // Giorgio Agamben // Laymert Garcia dos Santos // Marilene Felinto // Maurizio Lazzarato // Peter Pál Pelbart // Suely Rolnik // Vladimir Safatle

​​​​​​​Ano 2016 | 1ª edição

Conteúdo  10 cordéis + 5 adesivos 

Dimensões  11x16cm 

ISBN  978-85-66943-35-1

Preço de capa  R$ 50,00

[*Caso você já tenha algum exemplar da série e deseja completar sua coleção, escreva para nós!]


A série Pandemia de cordéis surgiu de um desejo de contaminar cada leitor com o bacilo do pensamento, atacando isto que dizem ser o nosso único presente. Esta caixa reúne os cordéis publicados ao longo de 2016 junto a outros cinco inéditos, todos eles com capas estampadas manualmente através dos mais variados processos. Cada cordel, portanto, difere de seus pares — é uma espécie de singularidade pronta para sugerir alguma quebra na homogeneização do mundo — fresta para outros possíveis

Quando o presente político parece bloqueado, é preciso ter a coragem de atravessá-lo. Com cólera e alegria, os dez autores aqui reunidos soltam suas rajadas teóricas, políticas, ecológicas ou filosóficas contra os consensos vigentes e a paralisia do pensamento. Num estilo cortante ou incendiário, todos eles têm o mesmo objetivo: sondar as reviravoltas em curso, bem como as insurgências por vir.



Título  Os involuntários da pátria

Autor  Eduardo Viveiros de Castro

Nº de páginas  24

Sinopse  Aula pública de Eduardo Viveiros de Castro durante o ato Abril Indígena, ocorrido na Cinelândia, Rio de Janeiro, em 20 de abril de 2016. 

Título  Carta aberta aos secundaristas

Autor  Peter Pál Pelbart

Nº de páginas  24

Sinopse  Texto apresentado no Colégio Fernão Dias Paes, em São Paulo, na noite do 28 de abril de 2016, durante debate público em torno do tema “Ética na escola e seu oposto: a violência”. Na madrugada, alunos ocuparam novamente a escola, em solidariedade à ocupação do Centro Paula Souza, autarquia estadual responsável pelas Escolas Técnicas de São Paulo. Capa feita com carimbos de cadeiras.

Título  Quando as ruas queimam: manifesto pela emergência

Autor  Vladimir Safatle

Nº de páginas  32

Sinopse  "Haveria de chegar um tempo no qual as ruas começariam a queimar. Desde 2008, elas queimam nos mais variados lugares. Em Túnis, em São Paulo, no Cairo, Istambul, Rio de Janeiro, Madri, Nova York, Santiago, Brasília. Elas ainda queimarão em muitos outros e imprevistos lugares, recolocando o que é separado pelo espaço em uma série convergente no tempo”. 

Título  Glossário do homem endividado

Autor  Maurizio Lazzarato

Tradutor  Daniel P. P. da Costa

Nº de páginas  32

Sinopse  Um glossário provocador com os principais termos que dominam os jornais e as conversas de cada dia. Texto retirado do livro a ser lançado em breve pela n-1 edições, O governo do homem endividado.  

Título  A hora da micropolítica

Autor  Suely Rolnik

Nº de páginas  32

Sinopse  Trecho retirado da  entrevista de Suely Rolnik para a revista Revisiones (Madri: Centro de arte dos de mayo, 2015), traduzida por Josy Panão. Neste trecho, publicado originalmente na Humbolt (revista eletrônica do Instituto Goethe), e recriado para a presente edição, a entrevistada enfoca a esquerda, o que ela pode, mas também seus limites: a redução ao plano macropolítico na decifração do estado de coisas. Tal redução torna as ações da esquerda insuficientes face às novas estratégias de poder do capitalismo globalitário, o que nos leva à exigência de resistir também micropoliticamente.

Título  Mulheres negras: carta aberta à um dia amiga Márcia

Autor  Marilene Felinto

Nº de páginas  28

Título  O intolerável + Escutas em transe

Autor  Laymert Garcia dos Santos

Nº de páginas  28

Título  Limitar o limite: modos de subsistência

Autor  Alexandre Nodari

Nº de páginas  28​​​​​​​

Título  Uma biopolítica menor

Autor  Giorgio Agamben

Tradutor  Vinícius Nicastro Honesko

Nº de páginas  28

Título  O capital (se) move

Autor  Brian Massumi

Tradutor  Paulo Sérgio de Souza Jr.

Nº de páginas  32