A EXPERIÊNCIA ZAPATISTA

Jérôme Baschet

Título: A experiência zapatista

Autor: Jérôme Baschet

Ano 2021 | 1º edição


Projeto gráfico da coleção/capa:  Joana Amador /Rivane Neuenschwander


N˚ de páginas: 400 p

dimensões : 21cm X 14 cm 

ISBN: 978-65-86941-41-8

Preço de capa: R$ 100,00




Sobre o livro


(...) “Neste livro se falará muito da palavra zapatista. Para os e as zapatistas, a palavra não é um simples discurso. Ela enraíza-se na prática e se compromete: “nós acreditamos que a palavra deixa rastros, os rastros indicam rumos, os rumos envolvem definições e compromissos”. Na verdade, deve-se considerar a palavra como um verdadeiro ato – um ato que faz parte da prática, que surge dela e se compromete com outros atos. Existe um vínculo estreito entre a palavra e a experiência zapatista: não se pode entender uma sem a outra. Assim é também como se deve conceber a relação entre teoria e prática..(...)






(...) “A experiência zapatista é uma fenda. Uma fenda na dominação capitalista que provocou uma tormenta destrutiva e terrível em todo o planeta. Uma fenda que permite vislumbrar um amanhã feito de muitos outros mundos. Uma fenda que começou a construir um deles a partir de agora. Esta fenda é pequena; é até mesmo, para muitos, imperceptível, inexistente. Esta fenda é frágil; desde o princípio e a cada momento está em risco de desaparecer. Ao longo de um quarto de século de vida pública, os esforços dos e das zapatistas têm sido constantes e consideráveis para que esta fenda não se feche, a tal ponto que bem valeria a pena arriscar-se a qualificar tais esforços de heroísmo cotidiano.” (...)

Sobre o autor

Jérôme Baschet é historiador e vive entre Paris e Chiapas. É autor de A civilização feudal : do ano mil à colonização da América (Globo, 2006) e Corpos e almas: uma história da pessoa na Idade Média (Unisinos, 2019), entre outros. Ultimamente orientou suas reflexões para as lutas dos povos indígenas e, de maneira mais geral, para as dinâmicas do mundo atual e as aspirações por um futuro pós capitalista.